Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sobre a palestra


Muitooo produtiva, salutar, provocadora, motivadora, útil e atual. Assim foi a palestra ministrada pelo profª Flávio Emílio. São momentos como esse que nos fazem parar pra refletir sobre grandes questões. Como e por que as coisas acontecem? estou no caminho certo? que sentido tem isso tudo? o que me separa da pessoa que quero ser? será que estou valorizando e priorizando o que realmente devo?

Para aqueles que não puderam ir destaco, da forma como apreendi, o que achei de mais significativo:
  • Nós, educadores, precisamos nos lembrar sempre que servimos de exemplo!
  • Educação também inclui a posição de limites, inclusive para si mesmo
  • A educação deve preparar as pesoas para fazer escolhas fundamentadas
  • O que uma pessoa se torna ao longo da vida depende das escolhas que fez
  • O processo de educar, de desenvolver competências e habilidades é essencialmente e inevitavelmente pessoal, social, acontece num contexto específico, precisa de tempo para assimilação e requer a construção ativa e a associação de idéias
  • Precisamos experimentar, ousar, reconhecer e responder a padrões exigentes
  • Precisamos de mudanças, de rupturas, de novas formas de pensar e agir
  • Precisamos ter autoconfiança, nos adaptar em diferentes contextos, construir relacionamnetos, utilizar bem nossa criatividade e empreender
  • Precisamos compreender nossas forças e fraquezas, emocionais e intelectuais, nossos direitos e deveres na vida em comunidade e desenvolver nossas potencialidades ao máximo
  • Precisamos ser autônomos e solidários, compreendendo nossos avanços e, ao mesmo tempo, não só tolerando mas respeitando as diferenças
  • Somos todos líderes e liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhem em equipe, em harmonia e gerem resultados esperados
Bem, essas foram algumas das minhas impressões, resultantes da palestra "A formação profissional no século XXI: dessafios e dilemas". Valeu professor Flávio!Agradecemos sua valiosa contribuição à nossa formação profissional e sobretudo humana.

E você, o que achou da palestra? Deixe aqui o seu comentário, as suas impressões.
   

LEA

Queridos e queridas,

As atividades do LEA têm início, oficialmente, quarta-feira, dia 20/03, com a palestra "A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas" a ser ministrada pelo brilhante professor Flávio Emílio, às 17h30min, no auditório II.

Com certeza, será uma palestra marcante. Você não pode faltar e LEMBRE-SE: as únicas oportunidades que verdadeiramente desenvolvem o potencial do ser humano são as oportunidades educativas. As demais (saúde, segurança, habitação, transporte, etc) apenas criam condições para isso. Portanto, a p r o v e i t e -a s!

VENHA SER A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO!

Abraços e até mais,
Profa Dicla.

quinta-feira, 8 de março de 2012

O blog da turma 7VA de Pedagogia cai na rede!


O blog da turma 7VA de Pedagogia nasceu no dia 27.02 com a oficina no laboratório de informática. A oficina foi ótima, contamos com a participação e cooperação de todos, inclusive para definição do tema, escolhido através de votação: Aprendizagens Significativas.


A idéia de experimentar algo "novo" foi estimulante e desafiadora. Fez brotar um universo de possibilidades, de saberes e de descobertas. Depois de aprendermos os procedimentos para postagem, atualização e configuração do blog discutimos a proposta pedagógica que subsidiará a dinâmica de interação por meio dessa tecnologia onde a autoria e produção dos sujeitos envolvidos se destacam.
Assim, o trabalho com o blog visa fomentar a reflexão partilhada sobre a prática pedagógica no estágio, tendo como foco principal servir de espaço de reflexão sobre a itinerância docente e discente, e potencializar o processo de colaboração entre os alunos.
Os primeiros posts já surgiram. Convidamos a todos à participar desse momento ímpar na formação acadêmica, acompanhando as experiências vividas pelos alunos, em Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, através do blog aprendizagens-significativas@blogspot.com

O desafio está posto. "Saudações a quem tem coragem!" (Cazuza)

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ensinar, aprender

O mestre na cadeira diz para todos; mas não ensina a todos. Diz para todos porque todos ouvem; mas não ensina a todos, porque uns aprendem e outros não. E qual é a razão dessa diversidade se o mestre é o mesmo e a doutrina é a mesma? Porque para aprender não basta só ouvir por fora, é necessário entender por dentro. Se a luz de dentro é muita, aprende-se muito; se pouca, pouca; se nenhuma nada.
António Vieira, Sermões  

quinta-feira, 1 de março de 2012

Novos Tempos



Não poderia deixar de comentar aqui sobre os momentos vivenciados na aula de ontem com os novos alunos de Pedagogia, turma 1NA, na disciplina Introdução à Educação Superior. Foi muitooo legal ver pessoas motivadas e comprometidas com a causa da educação (e são muitos, viu?). Claro, tinha também aquelas que estão na expectativa, querem saber mais sobre o curso pra terem a convicção de que realmente fizeram a escolha certa. Imediatamente fiz o levantamento de todas as dúvidas e afirmei que serão elucidadas e certamente verão que suas escolhas foram acertadas!

Fizemos, num primeiro momento, uma reflexão sobre a educação superior e a universidade enquanto espaço de ensino-pesquisa-extensão. Após o intervalo recebemos a visita da nossa assistente de biblioteca que explicitou e tirou dúvidas sobre o Sistema Integrado de Biblioteca - SIB. Em seguida, fizemos uma visita técnica à biblioteca. Quer saber como foi? tá tudo registrado em fotos, no guia acima. Aprecie sem moderação!

Valeu turma, abraços e até terça.

Sobre o estágio

Olá turma 7VA!
As aulas estão sendo muito animadoras. Vocês são motivados, estudiosos e participativos.
Com base no texto "Estágio: diferentes concepções" e em sintonia com as reflexões propostas pelas autoras Pimenta e Lima, fiz uma exposição sobre o estágio buscando a superação de duas práticas: a prática como modelo e o tecnicismo. Passamos a compreender o estágio como campo teórico, pois sem a teoria para nos auxiliar podemos cair no praticismo. Freire disse em Pedagogia da Autonomia: TEORIA SEM PRÁTICA É BLÁ, BLÁ, BLÁ E PRÁTICA SEM TEORIA É PRATICISMO. Encerramos a aula com uma grande roda onde todos refletiram sobre os vários momentos do curso e acerca de sua própria ação. Aproveito para lembrá-los de sistematizar os aprendizados, conforme combinamos.
Até segunda!
Um abraço.